O que é Fisioterapia Pélvica?

As patologias abaixo são tratadas com a Fisioterapia Pélvica através de exercícios (DE KEGEL E CINESIOTERAPIA) e do uso de aparelhos como BIOFEEDBACK e a ELETROESTIMULAÇÃO , por meio de técnicas invasivas e não-invasivas, as quais não trazem efeito colateral e ainda previnem ou evitam uma possível intervenção cirúrgica, visando sempre o bem estar do paciente a melhora da sua qualidade de vida.

UROLOGIA E UROGINECOLOGIA:

é um distúrbio que acomete cerca de 1 a cada 25 pessoas aolongo da vida. Podendo atingir jovens, idosos, crianças, homens e principalmente as mulheres, afetando cerca de 40% delas. Homens submetidos à cirugia de Prostatectomia apresentam os sintomas da IU logo após a retirada da sonda. A IU pode ser de 3 tipos:

  1. Esforço: quando há perda de urina ao tossir, rir, espirrar, fizer exercício, etc.
  2. Urgência: quando há súbita vontade de urinar e a pessoa não consegue chegar a tempo ao banheiro.
  3. Mista: associação dos dois tipos anteriores.

caracteriza-se pela urgência urinária podendo haver ou não perda de urina, inclusive durante o ato sexual. Usualmente apresenta frequências elevadas de idas ao banheiro e necessidade de levantar à noite para urinar.

consiste na desordem da bexiga, decorrente de lesões em alguma parte do sistema nervoso (neros periféricos, medula ou cérebro), sendo uma bexiga de baixa atividade, incapaz de se contrair e esvaziar bem (hipocontrátil), podendo levar a infecções urinárias recorrentes.
é um distúrbio que causa grande constrangimento e redução na qualidade de vida dos pacientes, podendo gerar até depressão. Esse pacientes não apresentam controle esfincteriano e têm perdas involuntárias de gases, fezes líquidas ou sólidas. Outro sintoma também apresentado é o soiling, quando o paciente suja discretamente a roupa íntima sem sentir.
condição bastante comum que afeta principalmente as mulheres e pode ser descrita como dificuldade em defecar, sendo caracterizada pelo aumento excessivo de força no momento da evacuação e/ou pela infrequência de idas ao banheiro.
contração paradoxal dos músculos puborretais. Manifesta-se por vontade de evacura, sem capacidade de expulsar as fezes do reto, por mais esforço que se faça. Acomete mulheres e homens e geralmente está associada à presença de constipação.

DISFUNÇÕES SEXUAIS:

  • Disfunção erétil: quando há incapacidade persistente ou recorrente de manter a ereção até a conclusão da atividade sexual.
  • Ejaculação precoce: quando não há o controle da ejaculação.
  • Dispareunia: dor durante a relação sexual, o que a impede de sentir prazer.
  • Vaginismo: é uma contração involuntária dos músculos da vagina, impedindo a penetração.